Planejamento
Horizonte urbano no pampa: Estudo para Jaguarão
OBJETIVOS
Realizado em parceria com o Laboratório de Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (LABURB – UFPEL), o projeto teve objetivo de apoiar a equipe técnica do município na revisão do Plano Diretor com duas questões principais: o aumento e qualificação da oferta de habitação de interesse social e a possibilidade de instalação de lojas de livre comércio (zona franca) na cidade brasileira de Jaguarão/RS.
Para isso, a equipe técnica elaborou diretrizes de planejamento urbano para os temas de mobilidade urbana, habitação e zoneamento de atividades para a área urbana do município que fossem além dos estudos anteriores e avaliassem de forma mais crítica possibilidades de inserção de novas atividades comerciais para dinamizar a economia local, de um lado, mas garantissem melhorias nas condições sociais da cidade, especialmente quanto à segregação social.
O método adotado foi baseado na modelagem de cenários projetuais como alternativas para o desenvolvimento futuro da cidade. Cada cenário foi baseado na análise de dados espaciais gerados em sistemas de informações geográficas e na modelagem de medidas morfológicas do tecido urbano que resultaram em bases para o desenvolvimento das propostas finais para revisão do Plano Diretor municipal.
PROPOSTA
A proposta trouxe o sistema de mobilidade do município como integrador de duas dinâmicas: o fortalecimento e diversificação das atividades na área central, de um lado, e a criação de polos periféricos de comércio e serviço de médio a grande porte, de outro. Para se chegar a este modelo, no entanto, foram desenvolvidos o diagnóstico da área urbana e propostas alternativas que subsidiaram processo de debate com os técnicos municipais.
No diagnóstico foi identificada a existência de um forte contraste socioeconômico entre a área central da cidade e seus bairros periféricos, foram propostas diretrizes com o objetivo de modificar tal quadro através da criação de polos de desenvolvimento na periferia da cidade em conjunto com a consolidação de sua área central como polo econômico estável.
Para tanto, foram realizadas modelagens de cenários e análises de medidas morfológicas da estrutura urbana como forma de fundamentar as decisões de projeto e verificar seus efeitos. Foram aplicadas técnicas de modelagem espacial avançada, como modelagem de adequação com base em análise hierárquica de prioridades/análise multicritério; tesselação de Voronoi, análises de agrupamento, concentração e densidade. O plano ainda utilizou a simulação computacional com os softwares CityCell, baseado em Autômatos Celulares e UrbanMetrics, baseado em Sintaxe Espacial para compreender as tendências da evolução urbana da cidade, verificar impactos das alterações das atividades para os cenários gerados.
Como produto final, foram elaboradas propostas de mobilidade urbana e de zoneamento indicando as áreas mais adequadas para a inserção de novas concentrações habitacionais e empreendimentos de habitação de interesse social e para a inserção de novas atividades comerciais, inclusive as de livre comércio visando o desenvolvimento coletivo eficiente e racional.
CONTRATANTE
LOCALIZAÇÃO
ANO
ÁREA
CATEGORIA
EQUIPE DE PROJETO
EQUIPE DE PROJETO
Autores:
Arq. Tiago Holzmann da Silva – Coordenador Administrativo
Arq. Alexandre Pereira Santos – Coordenador Executivo
Arq. Leonardo Damiani Poletti
Arq. Leonardo Hortencio
Arq. Guilherme Kruger Dalcin
Arq. Luana Detoni
Arq. Mateus Coswig
Colaboradores:
Arq. Pedro Xavier de Araujo
Acad. Arq. Camila Bellaver Alberti
Acad. Arq. Ana Paula Vieira
EQUIPE LABURB/UFPEL
Arq. Dr. Prof. Maurício Couto Polidori – Coordenador do Projeto de Extensão
Arq. Ms. Prof. Otávio Martins Peres
Acad. Arq. Vanessa Forneck