Desenho Urbano
Plano Urbano da Área Central de Carlos Barbosa
OBJETIVOS
O projeto visa responder a demandas concretas do município, em uma expansão de funções públicas da área central na forma de espaços abertos e uma edificação.
Propõe-se, ainda, a reconhecer as festas e atividades culturais realizadas no município, respeitar a configuração atual do Centro e suas pré-existências, quais sejam, o Parque da Estação (arq. Carlos M. Fayet e equipe), o Calçadão (da mesma equipe) e a Rua Coberta (arq. Efreu Quintana).
PROPOSTA
Busca-se a continuidade e conexão com Centro, interpretando a estrutura do Parque da Estação para definir o layout do novo espaço urbano. Este, conformado por áreas de lazer, pista de skate, praça com playground, área de contemplação e edifício público para abrigar funções de apoio e o Memorial das Etnias.
Além disso, a fim de reordenar o fluxo de veículos e permitir a implantação de um terminal de ônibus, foram propostas alterações viárias: binário entre as vias Júlio de Castilhos e Buarque de Macedo, configuração de áreas de estacionamento para veículos individuais e ônibus ao longo das vias e implantação de ciclovia, conectando dois tramos já existentes.
O desenho urbanístico é definido segundo uma linguagem contemporânea que valoriza a clareza e miscigenação entre o urbano e o natural, interpretando a topografia para valorizar as visuais da área, integrando elementos naturais com o equipamento e o mobiliário urbanos. A edificação se encaixa na topografia buscando a materialidade regional da pedra e madeira, com elementos mais fortes a partir da Rua Buarque de Macedo e leveza acima do nível da Av. Júlio de Castilhos. O desenho do terminal de ônibus busca dar leveza ao volume percebido, sem deixar de proporcionar ao usuário a devida proteção contra intempéries.