Plano de Mobilidade
Plano de Mobilidade de Alvorada
PLANO DE MOBILIDADE
No âmbito de um Plano de Mobilidade, o diagnóstico da mobilidade urbana de qualquer município requer necessariamente uma caracterização dos padrões de movimentação da cidade, tanto internamente quanto em relação aos municípios e polos vizinhos. Sem prejuízo de outros aspectos, a análise de demanda – entendida como o conjunto de viagens, seus atributos e seu comportamento no tempo e no espaço – é o principal elemento dessa caracterização.
O conceito de demanda em transportes é justamente o de “necessidade” de movimentação. Ele se refere às interações no espaço urbano – as chamadas viagens – que devem ser realizadas para suprir a necessidade de participação em atividades em diferentes lugares por parte das pessoas e de deslocamento de cargas e mercadorias, por parte das firmas. A demanda por transporte é a base para qualquer decisão relacionada às políticas de mobilidade, desde o planejamento do crescimento da cidade, passando pelo controle dos serviços de transporte e o gerenciamento de horários e chegando à construção e manutenção dos recursos e equipamentos destinados ao tráfego.
São os recursos físicos e funcionais justamente o outro lado do sistema, a chamada oferta, que compreende a infraestrutura de circulação – vias, intersecções, estacionamentos – e os serviços de transporte – veículos, linhas de ônibus, metrô, etc. As possibilidades de ações sobre a oferta ocorrem na provisão de capacidade para atendimento à demanda, desde ampliação da infraestrutura, com a construção de novas pistas, melhoria das vias existentes, construção ou ampliação de pontes e viadutos, até a qualificação e ampliação da provisão de serviços de transporte, como com a implantação de serviços de alta capacidade, investimentos em bilhetagem eletrônica e outros. Estas ações, no entanto, demandam investimentos de grande porte, tanto para as obras de implantação, quanto para sua manutenção e operação, o que estabelece a necessidade de planejamento integrado com o desenvolvimento urbano para evitar a demanda crescente por investimentos e mitigar impactos negativos de valorização do solo, segregação e fragmentação urbana, entre outros.
A integração entre oferta e demanda, no entanto, constitui um sistema complexo para o qual as cidades devem buscar o equilíbrio, oferecendo soluções de mobilidade que não apenas atendam à demanda existente de forma qualificada, mas que também sejam capazes de modificá-la e induzi-la de maneira a contribuir para um funcionamento equânime, justo e democrático da cidade.
Localização do Município de Alvorada.
Divisão territorial do município em macrozonas.
Mapa de áreas verdes de Alvorada.
Acessos e conexões de Alvorada, segundo hierarquia e modais.
Cobertura da rede de linhas do sistema de transporte coletivo municipal de Alvorada.
Cobertura de rede de linhas do sistema de transporte coletivo municipal de Alvorada.
Mapa de corredores de centralidade.
Mapa dos polos atratores de viagens em Alvorada.
Mapa de obras e empreendimentos previstos em Alvorada – mobilidade e mercado imobiliário.
Mapas de integração global da RMPA.
EQUIPE DE PROJETO
COORDENADOR GERAL E ADMINISTRATIVO
Arq. Tiago Holzmann da Silva
COORDENADOR TÉCNICO
Arq. Pedro Xavier de Araujo
EQUIPE PRINCIPAL
Arq. Alexandre Pereira Santos
Arq. Leonardo Hortencio
Arq. Leonardo Poletti
Arq. Angélica Rigo
Arq. Guilherme Iablonovski
CONSULTORES
Modelagem de transporte: Arq. Júlio C. Vargas, Prof. Dr.
Legislação: Adv. Ricardo Waldman
Transporte Público: Arq. Reinaldo Germano
EQUIPE DE APOIO
Secr. Graça Antunes
Acad arq. Camila Alberti
Acad arq. Lucia Torres
Acad arq. Mariana Mincarone
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORDA
PREFEITO
Sergio Maciel Bertoldi
VICE-PREFEITO
Arlindo Slayfer
SECRETÁRIO DE SEGURANÇA E MOBILIDADE URBANA
Luis Carlos Silveira