Edificação

Datacenter

OBJETIVOS

O projeto trata da proposta para um espaço construído com o fim específico de atender a área da Tecnologia da Informação do Parque Tecnológico Itaipu. Esta área está atualmente locada em uma área adaptada, que não oferece as condições adequadas para abrigar um programa de elevado grau de complexidade e que, portanto, exige soluções específicas.

A proposta inclui o Anteprojeto dos projetos complementares de instalações e estruturais, além de um caderno de orientações, baseado em normas internacionais, para uso na execução e operação de datacenters.

PROPOSTA

Uma das principais premissas do projeto foi locar a nova edificação próxima ao Datacenter atual, evitando assim gastos elevados com complementação de cabeamento de fibra óptica. Assim, optou-se por um espaço localizado exatamente ao lado, que apresenta conformação topográfica acidentada e grande presença de vegetação.

O projeto buscou em seu conceito e concepção tomar partido de tais particularidades, propondo uma empena densa e hermética junto ao local que abrigará os equipamentos, protegendo-o assim de eventuais avarias causadas pela vegetação local, e suspendendo a edificação do solo, diminuindo assim os riscos de infiltrações, em um ambiente que, entre outros cuidados, deve prever um rigoroso controle de umidade. Chegou-se assim, a proposta de uma espécie de “bunker”, que abrigará o centro de controle da informação digital do Parque Tecnológico Itaipu.

Para atender o programa de necessidades optou-se por uma edificação térrea com dois acessos, um de serviço e um de usuários/visitantes, localizados em lados opostos do prédio. A propósito, o controle de acesso foi uma das principais premissas do projeto, pelo fato de que no prédio serão locados equipamentos de grande valor e que concentram grande parte das informações digitais do parque.

Internamente, os espaços se dividem em uma área de permanência e uso mais intenso, composto por recepção, NOC (Network Operation Center) e espaços de apoio. Os demais espaços são de caráter estritamente técnico, tendo com destaque as salas de equipamentos, depósito, sala de nobreaks e sala de desembalagem. São nestes locais onde ficam os equipamentos e, portanto, neles está previsto o uso de rigorosos sistemas de controle de acesso, de condições ambientais e de segurança contra violação e danos por intempéries.

Implantação.
Planta baixa.
Diagramas de Zoneamento: acesso das áreas; programa; definição de projetos.
Corte A.A.
Corte B.B.
Detalhes das áreas molhadas.
Corte de pele.
Esquema estrutural.
Perspectiva 1.
Perspectiva 2.
Perspectiva 3.
CONTRATANTE
Fundação Parque Tecnológico Itaipu
LOCALIZAÇÃO
Foz do Iguaçu- PR
ANO
2010 - 2011
ÁREA DE INTERVENÇÃO
800,00 m²
ÁREA CONSTRUÍDA
350,00 m²
CATEGORIA
Edificação

EQUIPE DE PROJETO

Autores:

Arq. Leonardo Damiani Poletti

Arq. Tiago Holzmann da Silva

 

Colaboradores:

Téc. Paulo Roberto Garcia Júnior

Téc. Everton Gamba Lermen