Plano Diretor Institucional para o Clube Caixeiros Viajantes

Plano Diretor Caixeiros

OBJETIVOS

O Plano Caixeiros 2030 tem o objetivo central de compor um instrumento de gestão e planejamento que deverá orientar as futuras tomadas de decisões que venham a intervir nos espaços físicos do Clube Caixeiros Viajantes – um clube associativo de recreação e lazer da cidade de Porto Alegre. Este Plano Diretor Institucional configura-se em diretrizes de planejamento de curto, médio e longo prazo para a estruturação física e funcional do Clube, tendo como premissa o desenvolvimento participativo, sistêmico e ágil. O primeiro volume foi composto por um diagnóstico realizado no primeiro semestre de 2018, onde se buscou entender a situação do Clube para que, neste segundo volume, fossem compostas diretrizes e instrumentos de gestão e planejamento.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico avaliou questões como implantação e localização, imagem e atratividade, usos e fluxos internos, infraestrutura e tecnologia, além da capacidade financeira do Clube. Nessa etapa, portanto, foi possível encontrar problemas e potencialidades, alguns já conhecidos pelos usuários e pela administração do Clube, mas que ganharam ou perderam destaque, o mais importante, porém, foi que outros se revelaram, tornando essa avaliação um importante instrumento para as futuras tomadas de decisões.

PROPOSTA

A partir do resultado diagnóstico, análises de referências e resultados de oficinas e reuniões participativas, concluiu-se que o plano em desenvolvimento, além de atender a questões legais, reguladoras e de melhoria da infraestrutura, deve desenvolver um novo conceito de funcionamento do Clube. “Se o Plano Diretor foca na vida do Clube, o Plano Caixeiros 2030 é para a vida do Clube”, assim surgiu um conceito que prevê atender a família contemporânea, oportunizando o Clube para todas as faixas etárias dessa família, de forma que as crianças atuais permaneçam como clientes até a 3ª idade. Desse modo, as propostas desenvolvidas buscaram compor atividades (novas ou existentes) de acordo com um público geral, de diferentes faixas etárias, podendo tornar o Clube mais atrativo e fixo na vida dos associados. Outra linha conceitual importante foi à proposição de um espaço mais alternativo na cidade: um meio termo entre shopping e praça, um espaço que garanta convívio, segurança e diversidade moderada.

Diagrama do zoneamento e setorização do conjunto.
Diagrama de computação e hierarquia de áreas.
Diagrama de análise dos fluxos do conjunto.
Diagrama dos resultados da oficina.
Diagrama da metodologia.
Diagrama da proposta de pouca alteração.
Diagrama da resolução de riscos nos cenários de regularização e pouca alteração.
Diagrama da proposta do cenário intermediário.
Diagrama do cenário intermediário.
Diagrama dos cenários.
CONTRATANTE
Associação Sul Riograndense dos Viajantes Comerciais
LOCALIZAÇÃO
Porto Alegre - RS
ANO
2018
ÁREA DO LOTE ORIGINAL
12.854,38 m²
CATEGORIA
Planejamento Urbano | Desenho Urbano | Edificação

EQUIPE DE PROJETO

3C ARQUITETURA E URBANISMO

Arq. Alexandre Pereira Santos
Arq. Leonardo Damiani Poletti
Arq. Leonardo Marques Hortencio
Arq. Tiago Holzmann da Silva

Arq. Paulo Carvalho
Acad. Arq. Raquel de Vargas

 

ASSOCIAÇÃO SUL RIOGRANDENSE DOS VIAJANTES

Presidente Executivo: Gustavo Zaro
Vice-Presidente Executivo: Mariano Sosa

Diretoria
Vice-Presidente Administrativo: Luís Claudio Borges Santos
Vice-Presidente Financeiro:Luiz Afonso Alencastre Escosteguy
Vice-Presidente de Patrimônio: Alice Rauber
Vice-Presidente de Patrimônio: Eduardo Baldauf