Plano Diretor de Alegrete

Revisão do Plano Diretor de Alegrete

A revisão do Plano Diretor é de suma importância para que haja um desenvolvimento sustentável das cidades. Estas encontram-se em constante transformação e caracterizadas por seus dinamismos, assim necessitam que seu instrumento de planejamento seja revisado para proporcionar a oportunidade de discutir o que se deseja para o futuro. A participação da população e dos diferentes setores que compõem a cidade é essencial neste processo. Este volume é composto pelo conteúdo elaborado nas duas primeiras etapas da Revisão do Plano Diretor, sendo a primeira etapa o diagnóstico e a segunda da proposta.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico reúne os dados sobre diferentes aspectos ambientais, sociais e econômicos do munícipio de Alegrete. A compilação dessas informações foi feita pela 3C Arquitetura e Urbanismo, juntamente com apoio do grupo técnico do município, através da revisão do conteúdo já existente e do levantamento e pesquisa de novos dados. Também contribuíram para a elaboração de conteúdo as participações populares, realizadas por meio de pesquisas on-line, oficinas e audiências públicas. É indispensável que os gestores e técnicos planejadores possuam um bom diagnóstico da cidade, a fim de obter uma análise pautada em dados que demonstrem as reais problemáticas do município.

PROPOSTA

Com diagnóstico elaborado foi possível realizar proposições, dando início a etapa de propostas. As proposições foram realizadas pela equipe da 3C a fim de provocar discussões e, finalmente, propostas para a revisão do Plano – foram feitas reuniões e encontros entre as equipes técnicas (3C e município), podendo ser feito, assim, um trabalho em conjunto, resultando numa proposta final. A proposta vem a dar suporte à elaboração da minuta da lei, contida na última etapa do trabalho.

Localização do município de Alegrete.
Mapa da divisão entre distritos e subdistritos no município de Alegrete.
Mapa cultural e ambiental do município de Alegrete.
Mapa da interface urbana do primeiro distrito.
Mapa urbano representando os bairros.
Mapa da interface urbana do primeiro distrito.
Mapa de vazios urbanos.
Mapa de Zoneamento proposto.
Diagramas resultados da oficina MULTICRITÉRIO.
Diagrama de resultados da metodologia FOFA.
Diagramas de resultados da oficina comunitária.
CONTRATANTE
Prefeitura Municipal de Alegrete
LOCALIZAÇÃO
Alegrete - RS
ANO
2019-2020
ÁREA
7.804 km²
CATEGORIA
Planejamento | Mobilidade
2º audiência pública de  apresentação do diagnóstico
Oficina Comunitária, 11 de Julho de 2019.

CRONOLOGIA DAS ATIVIDADES:

  • 05 de abril de 2018: 1ª reunião técnica entre o Consórcio e a Equipe técnica (Plano de
    Trabalho);
  • 25 de setembro de 2018: 1ª Audiência pública, apresentação do Plano de Trabalho e realização da Oficina participativa com a metodologia “FOFA”.  Discussão com a equipe local sobre a metodologia de aplicação das pesquisas de campo.
  • 03 a 05 de dezembro: Treinamento de equipe de pesquisas. Início das pesquisas e
    monitoramento;
  • 20 e 21 de dezembro de 2018: Supervisão e acompanhamento das pesquisas;
  • 20 de fevereiro de 2019: Apresentação e discussão da Minuta do Projeto de Lei que regulamenta o serviço de transporte público com a equipe técnica local, com os empresários e com o setor jurídico da prefeitura;
  • 02 e 03 de Abril de 2019: 2ª Audiência Pública, apresentação do Diagnóstico e realização da
    Oficina participativa com a metodologia “MULTICRITÉRIO” envolvendo a Revisão do Plano Diretor e Plano de Mobilidade;
    Discussão com a equipe do setor jurídico sobre os processos envolvidos na licitação do transporte
    Apresentação preliminar da Minuta do Edital de Licitação;
  • 13 de Maio de 2019: Reunião na Câmara de Vereadores para a apresentação preliminar da proposta de implantação de binários de tráfego na área da Cidade.
  • 17 e 18 de Junho de 2019: acompanhamento à equipe da 3C na 3ª reunião técnica
    (Resultados dos Diagnóstico e validação das informações)
    Apresentação preliminar das propostas formuladas para o Plano de Mobilidade.
    Discussão da Minuta do Edital de Licitação com a equipe técnica local
  • 17 de Junho de 2019: Discussão da Minuta do edital de Licitação, fechamento de dúvidas;
    Reunião com o Comitê Gestor para a apresentação preliminar das propostas de
    intervenções viárias;
  • 06 de Agosto de 2019: Visita técnica para a etapa de propostas com ênfase para as alternativas para a 3ª Ponte.
    Apresentação preliminar de alternativas para intervenções viárias
    Apresentação preliminar do Plano Cicloviário
  • 9 de Setembro de 2019: Reunião com Grupo técnico, Secretariado e Prefeito para a apresentação de propostas e pactuação.

EQUIPE DE PROJETO

3C ARQUITETURA E URBANISMO

Arq. Alexandre Pereira Santos
Arq. Leonardo Damiani Poletti
Arq. Leonardo Marques Hortencio
Arq. Paulo Carvalho
Arq. Tiago Holzmann da Silva

Arq. Alexandre do Couto Giorgi
Adv. Armenio de Oliveira dos Santos
Adv. Ricardo Libel Waldmann
Acad. Arq. Elisa Escosteguy Utzig
Acad. Arq. Helena Tonel Fernandes

 

PRÓ CIDADES

Arq. Ida Marilena Bianchi
Renato Cordeiro Rhoden

Eng. Civil Eleonora Furian Lindner
Arq. Tais Caetano Bochi

 

PREFEITURA DE ALEGRETE

Coordenadoras: Arquiteta Danieli Chaves Pozzebon e
Arquiteta Raquel Griebler Martins;
Diretor Executivo de Gabinete do Prefeito Paulo Rodrigues
de Freitas Faraco;
Arquiteto Ricardo da Luz Wallau;
Engenheira Florestal Gabriela LeonardiUrbanetto;
Geógrafa Lívia Hahn Durgante;
Bióloga Iraline Brum de Souza Santini;
Procurador Adjunto José Rubens Rosa Pillar;
Advogada Liza Arrussul Carús;
Agente de Fiscalização Adriano Liscano Vieira;
Agente de Fiscalização José Márcio Mombach Ramos;
Agente de Fiscalização Rosimare Massari Jaques;
Guarda Municipal Marcelo Aurélio Nunes;
Guarda Municipal Ricardo Dias da Silva;
Desenhista Larissa Fontoura Nunes.

Equipe consultiva e de apoio:
Agente Admin., Diretora de Urbanismo e Habitação
Adriana Salete Bortoluzzi Moraes;
Arquiteta Catiellen Ramos Thurow;
Atendente Norma Celmira dos Santos Martins;
Coordenadora da Defesa Civil Maysa Moreira Vaz;
Engenheira Civil Gabriela do Prado Sá Brito;
Engenheiro Civil Alisson Meira Cooper;
Engenheiro Civil Carlos Alexandre da Conceição;
Engenheiro Civil Croaci Amaral Duarte;
Engenheiro Civil Gregori Avrella;
Inspetor Tributário Giovanni Vaucher de Abreu;
Nutricionista Maria Gizelda Garcia Thaddeu;
Topógrafo Clovenir Dias Garcia.