Plano Diretor Institucional
Plano Diretor da Usina Hidrelétrica de Itaipu
OBJETIVOS
Qualificar o espaço físico da Central Hidrelétrica de Itaipu, ordenando as atuais atividades e planejando o seu desenvolvimento futuro; consolidar zoneamento e fluxos; elaborar estudo e proposta para as dimensões do espaço físico: circulações, edificações, espaços abertos e infraestruturas e redes; elaborar propostas para a adoção de práticas de sustentabilidade para o conjunto; e definir cenários futuros: densidades, crescimento, novas atividades e população.
PROPOSTA
O longo período de implantação da Usina chegou ao seu final em 2007 com a inauguração das duas últimas unidades geradoras. Itaipu, desde sua criação, pautou sua ação pela integração de diversas atividades, mas o foco principal sempre foi a geração de energia. Hoje, com a implantação da usina concluída, é notável o esforço de Itaipu para ampliar ainda mais as ações nas áreas do meio ambiente, educação, desenvolvimento tecnológico e turismo.
Esta diversidade de atividades em um mesmo suporte físico gera complexidades consideráveis. O Refúgio Bela Vista, o Canal da Piracema, o Ecomuseu, os percursos turísticos, o Parque Tecnológico Itaipu e as atividades lindeiras (Vila C, UNILA, e outras) vêm acrescentar dificuldades para a organização do espaço. Os variados conflitos existentes entre as atividades e setores são naturais e devem ser enfrentados com inteligência para que sua complexidade não inviabilize a convivência em harmonia do entorno sócio-cultural: comunidade local, funcionários, estudantes, pesquisadores, turistas, etc.
O planejamento de cada setor de Itaipu é fundamental para o bom funcionamento do mesmo e para a eficiência das atividades e ações propostas, mas a extensa área de propriedade de Itaipu carece de um Plano Diretor integrado que determine com clareza a situação atual das atividades desenvolvidas e, principalmente, qual o cenário futuro desejado para a área.
A elaboração do Plano Integrado de Zoneamento e Fluxos de Itaipu, em 2008, explicitou a necessidade de aprofundamento do planejamento espacial para organizar e permitir que a Itaipu Binacional possa desenvolver, cada vez com mais qualidade, suas novas atividades, sem comprometer a continuidade de sua atividade principal – a geração de energia.
Diagrama de hipóteses.
Mapa de centralidades.
Daigrama de acessibilidade.
Diagrama de fluxos controlados.
Diagrama macro-zoneamento.
Diagrama da proposta.
Diagrama com o antes e o depois da proposta.
Diagrama atividades.
EQUIPE DE PROJETO
Arq. Tiago Holzmann da Silva
Arq. Pedro Augusto Alves Inda
Arq. Leonardo Hortencio
Arq. Cristiano Moura Loureiro
Arq. Leonardo Damiani Poletti
Arq. Alice Rauber