Edificação

Complexo Turístico de Itaipu

OBJETIVOS

Realizar o projeto executivo de arquitetura e paisagismo para os Pontos de Parada do Complexo Turístico Itaipu; atender ao novo modelo de visitação turística da Usina de Itaipu; realizar estudos para 4 pontos de parada (Belvedere – Mirante do Vertedouro, Mirante Central, Cota 225 – Barragem Enrocamento e Pólo Astronômico – PTI); evitar obstrução das visuais pelas novas edificações e paisagismo; configurar lugares de permanência; manter a discrição das novas estruturas e a sutileza na implantação; definir uma identidade para o conjunto garantindo as particularidade de cada ponto; aproveitar ao máximo as estruturas e espaços existentes; manter controle permanente do perímetro físico do ponto para a segurança da Usina; e adotar soluções menos impactantes e a sustentabilidade da proposta.

PROPOSTA

Dois pontos de parada foram desenvolvidos até a fase de Projeto Executivo de Arquitetura e Paisagismo: Polo Astronômico e Mirante do Vertedouro. Ambos têm um programa semelhante: refúgio de parada para os ônibus “double deck” de visitação; espaço coberto de recepção, loja, cafeteria e sanitários, além de paisagismo de toda a área de visitação.

O ponto de parada do Polo Astronômico configura-se como uma edificação alongada colocada contra um barranco aproveitando o desnível deste para acesso direto de visitantes na parte baixa e para um terraço na parte superior na mesma cota do Polo Astronômico do PTI.

O Mirante do Vertedouro também se configura em uma edificação alongada colocada contra um barranco, entretanto, ao contrário do Polo, o acesso de visitantes se dá pelo nível superior – terraço, e as atividades cobertas estão localizadas abaixo deste acessíveis por escada e rampa. Também está prevista a Praça das Águas e o paisagismo de ampla área junto ao mirante.

Plana baixa do Polo Astronômico.
Fachadas do Polo Astronômico.
Cortes do Polo Astronômico.
Implantação do Mirante do Vertedouro.
Planta baixa do Mirante do Vertedouro.
Fachadas do Mirante do Vertedouro.
Cortes do Mirante do Vertedouro.
Croquis de cortes esquemáticos.
CONTRATANTE
Itaipu Binacional
LOCALIZAÇÃO
Foz do Iguaçu- PR
ANO
2009
ÁREA DE INTERVENÇÃO
27.500 m²
CATEGORIA
Mobilidade | Edificação
Perspectivas

EQUIPE DE PROJETO

AUTORES:

Arq. Tiago Holzmann da Silva

Arq. Cristiano Loureiro

Arq. Paula de Moraes Lopes

Arq. Leonardo Marques Hortencio

 

COLABORADORES:

Arq. Leonardo Damiani Poletti

Arq. Fernanda Zucolotto

Arq. Paula Lopes

 

CONSULTORES:

Arq. Pedro Augusto Alves de Inda

Arq. Hilton Fagundes

Eng. civil Antonio Pasquali

Arq. Rômulo Giralt