Plano setorial
Plano Local de Habitação de Interesse Social
PLANO DE HABITAÇÃO
Inserido em um novo marco institucional da política habitacional, o chamado PLHIS – Plano Local de Habitação de Interesse Social – é pensado como instrumento político-administrativo que implementa programas, metas e ações para superar a falta de moradias e promover a qualidade de vida, prioritariamente das famílias de baixa renda.
Ele deve ser entendido como um dos planos setoriais dos municípios, que complementam o Plano Diretor, em uma visão global de planejamento territorial que emerge da Constituição Brasileira de 1988. Neste conjunto, o PLHIS deve compor o quadro estratégico e normativo da política urbana na escala local.
Em Ijuí, o Plano buscou detalhar, na realidade de uma capital regional, quais eram os problemas fundamentais a serem enfrentados, especialmente em relação às favelas que se proliferam nas áreas de várzea, beiras de rio e locais com declividades elevadas. Estes locais de risco contrastam com a urbanização compacta e bem distribuída do município. Do mesmo modo, o Plano busca descrever os impressionantes avanços recentes, seus limites e os desafios que pressionam a cidade que atinge grau de centralidade importante para a região noroeste do estado. Com grandes avanços em relação aos anteriores na descrição dos programas de financiamento, capacidade administrativa, caracterização da população foco e com a consolidação do diagnóstico da demanda e produção habitacional, o PLHIS de Ijuí buscou dar clareza inédita ao setor da habitação social neste importante município gaúcho.
Topografia do município
Evolução dos investimentos públicos diretos em habitação e áreas afins
Participação na Oficina Participativa da Etapa 2
Vazios urbanos classificados segundo valor do solo
Tabela com a classificação técnica dos assentamentos precários no município
Diagrama das Estratégias de Ação adotadas
Mapa síntese das questões habitacionais: carência habitacional x disponibilidade de terra
Restrições ambientais à ocupação urbana
Mapa síntese das questões habitacionais rurais
CONTRATANTE
LOCALIZAÇÃO
ANO
ABRANGÊNCIA
CATEGORIA
EQUIPE DE PROJETO
3C ARQUITETURA E URBANISMO
Arq. Alexandre Pereira Santos
Arq. Tiago Holzmann da Silva
Arq. Leonardo Marques Hortencio
Arq. Henrique Lorea Leite
Colaboradores:
Arq. Leonardo Damiani Poletti
Sociol. Eliete Gomes
Adv. Ricardo Waldman
COORDENAÇÃO PELO MUNICÍPIO
Maria Elisabete Lírio – Coordenadora Especial de Habitação