Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Mercosul, Centro de Inovação em Turismo e Condomínio Empresarial do Parque Tecnológico Itaipu
Edifício do Saber (Aulário) - Fase III
OBJETIVOS
O projeto consiste em uma nova edificação, dando continuidade ao Edifício do Saber, Fases 1 e 2 (Aulário), denominados, nesta terceira etapa de construção, Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Mercosul, Centro de Inovação em Turismo e Condomínio Empresarial (Edifício do Saber, Fase 3), com aproximadamente 10 mil m², para abrigar centros de pesquisa e condomínio empresarial além de espaços e atividades complementares a estes.
PROPOSTA
O projeto abrigará, como funções e atividades principais, salas de escritórios e reuniões. O volume principal será composto por 10 módulos de 12,5x10m distribuídos em 4 pavimentos: térreo e três pavimentos tipo, além de área técnica na cobertura. O térreo será constituído por área aberta e coberta sob pilotis, por uma cafeteria, lojas e salas de escritórios e reuniões destinadas ao Centro de Referência em Tecnologias Sociais. Já os pavimentos tipo abrigam basicamente salas de escritórios. O 2º, 3º e parte do 4º pavimento serão destinados ao Condomínio empresarial. O restante do 4º pavimento abrigará o Centro de Inovação em Turismo.
Além do volume principal da edificação, existem dois blocos de serviços anexos ao corpo principal que contêm os sanitários e espaços de apoio (depósito de materiais de limpeza e copa). Conta com, além do térreo e os 3 pavimentos tipo, um subsolo onde serão instalados os reservatórios inferiores e a cobertura onde serão instalados os reservatórios superiores. No térreo e nos pavimentos tipo, o bloco de serviço contará com escada, espaço para futura instalação de elevador sem casa de máquinas, sanitário feminino, sanitário masculino, sanitário para portadores de necessidades especiais, copa e depósito de materiais de limpeza.
Nos pavimentos tipo haverá espaço de varanda aberta e coberta, localizado na fachada leste do módulo “R”, com dimensões de 3,75×10,35 para além da circulação existente, destinado à convivência e contemplação.
A edificação, apesar da sua grande área, que totaliza 9.930,25m², adota soluções estandardizadas de construção, materiais e técnicas construtivas, incorporando vários sistemas e tecnologias industrializadas e semi-industrializadas, com o objetivo de simplificar a obra e reduzir o prazo para a construção, além de possibilitar um canteiro de obras mais limpo e organizado.
Praticamente a totalidade das soluções técnicas e de projeto, assim como estas especificações, são coerentes com as etapas já executadas do Edifício do Saber.
Planta térreo da totalidade do Aulário.
Diagrama de usos.
Planta baixa térreo da fase 3.
Fachada oeste.
Corte transversal.
EQUIPE DE PROJETO
Autores:
Arq. Tiago Holzmann da Silva
Arq. Paula de Moraes Lopes
Arq. Leonardo Damiani Poletti
Colaboradores:
Arq. Lucas Gonçalves Valli
Acad. Arq. Thiago Mittmann Hennemann