Plano de Urbanização

Revitalização Arroio Pérola

OBJETIVOS

O trabalho consiste em um Plano Geral de Urbanização para uma área localizada no município de Flores da Cunha, no interior do Rio Grande do Sul, que apresenta problemas relacionados à sub-habitação em áreas de APP, junto ao arroio Pérola, que corta o município no sentido leste-oeste.
O Plano foi construído com a participação da população atingida e dos técnicos da municipalidade, e se articula em quatro eixos principais que dão origem aos projetos específicos: habitação social, equipamentos públicos (parque), recuperação ambiental e urbanização.
Os projetos tratam da questão da urbanização das áreas de sub-habitação, com a construção de novas unidades habitacionais que abrigarão 61 famílias a serem reassentadas; construção de um parque urbano que atenderá não só a população da área, mas como a todo o município; saneamento do arroio Pérola, retirada de lixo e entulho e recuperação ambiental das APP (Áreas de Preservação Permanente), após a remoção das famílias para as novas unidades habitacionais, recuperando a mata ciliar junto aos cursos d’água; projeto de urbanização – infraestrutura viária, implantação de redes de coleta de esgoto e abastecimento, além de implementação de passeios públicos e áreas de lazer.

PROPOSTA

A preservação das áreas naturais do Parque Pérola é proposta de maneira integrada ao planejamento urbano, visando incluir o mesmo em uma estratégia para toda a cidade que promova a efetiva melhora das condições ambientais existentes e a preservação do ambiente natural ao longo do Arroio Pérola.
Para tanto, se propõem regramentos urbanísticos que harmonizem o desenvolvimento urbano das áreas ao longo do arroio Pérola e demais sistemas hídricos do município. Estes regramentos são propostos aqui como sugestões ao Plano Diretor, através da criação de uma Área Especial de Interesse Ambiental (AEIA) que pode, posteriormente, ser transformada para o status de Unidade de Conservação de Uso Sustentável na forma de uma Área de Proteção Ambiental (APA). No momento, no entanto, sugere-se o uso das atribuições municipais de regramento para estabelecer esta AEIA, deixando o processo complexo de criação da APA para um segundo momento de consolidação da gestão municipal sobre a área, quando pode ser criada entidade responsável pelo seu manejo e preservação.
Esta Área Especial de Interesse Ambiental proveria de continuidade o Parque Pérola que se configuraria como um trecho de um grande parque linear que abrangeria toda extensão do arroio e até mesmo se irradiaria para outras áreas do município, criando um grande eixo interligando áreas de lazer, recreação, esportiva e contemplação, com grande qualidade paisagística.

Intervenções prevem revitalização das áreas de risco de que as famílias foram removidas.
Localização das duas áreas de intervenção: das margens do arroio, ao reassentamento proposto.
Morfologia de ocupação das margens do rio é re-interpretada.
Relocação das famílias nas áreas de risco ocorrerá em local ainda mais próximo do Centro da cidade.
Planta esquemática do loteamento para relocação das famílias.
CONTRATANTE
Prefeitura de Flores da Cunha
LOCALIZAÇÃO
Flores da Cunha - RS
ANO
2010
ÁREA
228.169,00 m²
POPULAÇÃO DIRETAMENTE BENEFICIADA
183 pessoas
CATEGORIA
Planejamento | Intervenção Integrada
04_programa
05_mapa-sintese
07_diagnostico

EQUIPE DE PROJETO

Autores:
Arq. Leonardo Marques Hortencio – Coordenador
Arq. Leonardo Damiani Poletti
Arq. Pedro Augusto Alves de Inda
Arq. Alexandre Pereira Santos
Arq. Tiago Holzmann da Silva
Arq. Paula de Moraes Lopes

Colaboradores:
Jennifer Giacomet Inda
Acad. Arq. Daniela de Conto
Acad. Arq. Paula Motta
Acad. Arq. Raquel Zaffalon