Concurso público nacional de ideias para modernização do conjunto esportivo "Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães - Ibirapuera"

Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães - Ibirapuera

CONCEITO

O Estado de São Paulo é, antes de tudo, pioneiro. Primeiro em industrialização no país, sua população formou-se a partir da interrelação de vários povos e culturas muito diferentes. Grupos de pessoas que vieram até a região, muitas vezes de lugares muito distantes, em busca de melhores condições de produção e trabalho.
Nesse sentido, muitas vezes o paulista rompeu fronteiras e construiu um caminho que não existia, transformando o que estava em sua volta.
Em São Paulo, desenvolveram-se alguns dos mais expressivos movimentos artísticos brasileiros, em que a cultura nacional foi formada, como a Semana de 22 e o Antropofagismo. Também na arquitetura, o modernismo paulista adquiriu identidade própria, resistindo a internacionalização imposta pelo estilo exportado do exterior.
Nos tempos atuais, quando o país redescobre sua brasilidade, São Paulo desponta mais uma vez como referência nacional. O esporte nacional inúmeras vezes comprovou sua vocação como nação olímpica, mesmo que na maioria das vezes nossos atletas não encontrem condições ideais para treinamento, preparação e desenvolvimento de suas potencialidades.
O esporte é, como a arte, uma das atividades em que o homem desenvolve suas mais importantes habilidades. Toma conhecimento do mundo e interaje com ele. A partir do seu movimento, da sua iniciativa, da sua ação, cria e realiza sua própria história.
O Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães constitui-se como área onde o talento brasileiro se descobre, se aprimora e se supera.

O Complexo Esportivo prepara-se para ser uma referência mais presente no ideário coletivo. Busca integrar-se ao cidadão em um nível de interação que remete não só a apreciação das atividades que agrupa, mas também por marcar presença na imagem da cidade como símbolo de renovação.

A torre é objeto da vontade humana de observar o que se passa mais adiante, possibilita uma visão privilegiada das proximidades, principalmente do Parque do Ibirapuera, de onde a torre poderá ser vista também.

Planta baixa pavimento térreo.
Planta baixa segundo pavimento.
Planta baixa terceiro pavimento.
Planta baixa subsolo e arquibancada.
Torre,
CONTRATANTE
Concurso
LOCALIZAÇÃO
São Paulo - SP
ANO
2003
ÁREA
-
CATEGORIA
Edificação | Concurso

EQUIPE DE PROJETO

Autores:
Arq. Tiago Holzmann da Silva
Arq. Pedro Augusto Alves Inda

Colaboradores:
Arq. Jennifer Giacomet
Arq. Ana Carolina Carraro
Arq. Rodrigo Delegrave
Arq. Carolina Leães
Arq. Graziela Becker
Arq. Tiago Bagnati
Arq. Bianca Figureli
Arq. Alexsandro Dutra

Consultores:
Eng. Agr. Lair Ferreira – Paisagismo
Rafael Iramendi Gil – Orçamentação