© 1999 3C Arquitetura e Urbanismo. All rights reserved.

001_COO1

COOPERATIVA HABITACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO

Projetos executivos de loteamento e arquitetura condomínio residencial
COOHATEPA
Porto Alegre, RS
Projeto – 1999-2000
Execução – 2000
População beneficiada: 24 famílias
Área de intervenção: 170.000m²
Área construída: 1.600m²
Custo estimado: R$570.000

PROPOSTA
Projeto de Urbanismo, Arquitetura e Paisagismo para o condomínio residencial de unidades autônomas da Cooperativa Habitacional dos Trabalhadores em Educação de Porto Alegre, formada por 24 famílias de professoras de escolas estaduais. A organização destas famílias em forma de cooperativa permitiu a compra do terreno e também a contratação dos projetos.

O projeto foi desenvolvido em terreno na zona sul de Porto Alegre, com área estimada de 1,7 ha, e com características espaciais e ambientais importantes. Localizado em uma encosta de morro o terreno foi dividido em área de uso intensivo, área de uso extensivo e área de preservação. A área de uso intensivo, mais próxima à via de acesso, foi patamarizada para dar lugar à construção das unidades residenciais, que eram de quatro tipos: térrea ou sobrado, podendo ter dois ou três dormitórios. A tipologia adotada atendeu à exigência das famílias de ampliação futura das unidades. Foram ao total 24 unidades residenciais, além de equipamento comunitário com salão de eventos e área de lazer coletiva, área comercial (4 lojas) na fachada da via de acesso, zona de produção (horta, pomar) e zona de preservação (topo de morro).

O projeto de urbanização foi implantado na sua totalidade, mas algumas famílias acabaram optando por casas pré fabricadas no lugar dos projetos arquitetônicos realizados. O relato dos moradores com relação ao condomínio e unidades projetadas e executadas é muito satisfatório.

Implantação geral.Fachada das casas térreas.Fachada dos sobrados.

 

EQUIPE
Arq. Tiago Holzmann da Silva
Arq. Débora Becker
Arq. Marco Claser Jr.
Arq. Pedro Augusto Alves de Inda
Arq. Rafael Simões Mano
Arq. Salomão Henkin Neto

COLABORADORES
Top. Eduardo Arlaque
Eng. Eduardo Sacchet
Eng. Marcus Vinicius Cerutti
Biol. Rodrigo Agra Balbueno
Soriano Engenharia