Historia

A 3C Arquitetura e Urbanismo, criada em Porto Alegre em 1999, é fruto da associação multidisciplinar de profissionais comprometidos em qualificar ambiente urbano e rural através dos serviços técnicos de arquitetura e urbanismo.

Seu nome vem do lema criar, construir e conservar, de onde se originam cinco princípios que balizam sua atuação desde sua fundação: responsabilidade ambiental, desenvolvimento cultural, atitude empreendedora, compromisso social e profissionalismo.

Na primeira fase da sociedade, entre 1999 e 2004, a 3C contou com cinco sócios, os arquitetos Tiago Holzmann da Silva, Pedro Augusto Alves de Inda, Rafael Simões Mano, Camilo Holzmann da Silva e Letícia Teixeira Rodrigues.

A partir de 2007 a empresa adotou o sistema de organização em rede, potencializando a capacidade de trabalho dos profissionais independente da sua localização geográfica, atuando a partir de núcleos interrelacionados e convergentes.

Em 2014 a 3C consolidou seu quadro associativo com os arquitetos e urbanistas Tiago Holzmann da Silva, Leonardo Damiani Poletti, Leonardo Marques Hortencio e Alexandre Pereira Santos e em 2015 intensificou sua presença no país com representações no Rio de Janeiro e em Caxias do Sul, estabelecendo nova agenda de desenvolvimento para reforçar sua atuação em planos e projetos urbanos.

Atualmente conta ampla gama de profissionais (associados, consultores e colaboradores) com experiência e capacidade comprovada para atuar em planos, projetos e consultorias nas áreas de sustentabilidade, economia da construção, educação ambiental, permacultura, racionalização de recursos energéticos, mobilidade, infraestrutura urbana, habitabilidade, restauração e patrimônio histórico, planejamento estratégico, urbano e regional, captação de recursos, capacitação de equipes técnicas e trabalho participativo.

Esta equipe tem as questões ambientais urbanas e rurais presentes em seus projetos desde a fundação da empresa, muito antes do atual consenso sobre a sustentabilidade. Da mesma forma, integra os processos participativos em sua metodologia de trabalho de forma efetiva, desenvolvendo suas ações em parceria com a população local e promovendo a arquitetura e o urbanismo como ferramentas para a qualidade de vida e a sustentabilidade como condição necessária para o futuro.

A 3C tem a pretensão de seguir trabalhando coletivamente agregando profissionais interessados e comprometidos com a arquitetura e o urbanismo de qualidade, com as cidades, com o meio ambiente e com qualidade de vida dos seus habitantes.