Planejamento

A 3C realiza planos, projetos e estudos para a estruturação a longo prazo dos municípios, instituições e empresas que atende. Visando atuar sobre os problemas urbanos de forma comprometida com resultados e adequada aos processos de gestão de quem os executará, emprega a metodologia de intervenções integradas para solucionar problemas complexos das cidades. Além disso, trabalha estendendo o escopo das atividades tradicionais do planejamento urbano, ao inserir tecnologia e olhar social qualificado às suas intervenções e propostas.

intervenção integrada

PLANO DIRETOR
O Plano Diretor “é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana”. É uma Lei Municipal “parte integrante do processo de planejamento” que deve “englobar todo o território do Município” sendo que sua elaboração é obrigatória para os municípios “com mais de 20.000 habitantes”, ou “integrantes de regiões metropolitanas”, ou de “áreas de interesse turístico”, ou de áreas de “empreendimentos com impacto ambiental” significativo.
A 3C atua na coordenação e elaboração de Planos Diretores baseada em conceitos de desenvolvimento sustentável e de participação da sociedade: planejamento espacial, urbanismo e desenho urbano, legislação urbanística e ambiental, aplicação dos instrumentos do Estatuto das Cidades, processos e metodologias de participação comunitária, estudos econômicos espaciais, cadastros e levantamentos, utilização de ferramentas de informação geográfica (SIG/GIS), zonas especiais de habitação de interesse social, planejamento do patrimônio e do turismo, definição de projetos especiais e desdobramentos futuros do plano.

015_PDT_PD_Triunfo_Mapa_1_macro_A1COM-ZEIS

PLANO DE HABITAÇÃO
O PLHIS é uma exigência da Lei Nº 11.124/2005 que institui o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social – SNHIS, e cria o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – FNHIS. A lei determina que, para que tenham acesso à recursos federais para HIS, os municípios são obrigadas a elaborarem o Plano de Habitação.
A 3C atua na coordenação e elaboração dos PLHIS: atendimento à Legislação Federal para acesso aos recursos do Fundo de Habitação, metodologia do Ministério das Cidades, legislação urbanística, processos participativos com audiências e oficinas, sistemas de informação geográficas (SIG), definição de metas e ações concretas com indicação de recursos e programas de financiamento.
O Plano Local de Habitação de Interesse Social é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação – SNHIS, que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo.
O processo de elaboração do PLHIS contempla 3 etapas (proposta metodológica, diagnóstico do setor habitacional e estratégias de ação), que  resultam em um conjunto de objetivos, metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional.”

046_IJU Restrições ambientais à ocupação urbana
Restrições ambientais à ocupação urbana em Ijuí/RS

PLANOS SETORIAIS
A 3C atua na coordenação e elaboração de Planos Setoriais nas áreas do TURISMO, PATRIMÔNIO, MEIO AMBIENTE, e outras. Também atua em parceria com outros escritórios técnicos na elaboração de Planos: de Mobilidade, de Saneamento Ambiental, de Manejo dos Resíduos Sólidos, de Manejo de Bacias Hidrográficas, e outros.

035_PEL Estrutura teórico-metodológica aplicada no PLHIS
Estrutura teórico-metodológica aplicada no PLHIS

PLANOS INSTITUCIONAIS
O Plano Diretor é uma exigência para toda a administração ou instituição que deseja planejar de maneira adequada e inteligente o crescimento e desenvolvimento das suas atividades e suas relações com o espaço físico que ocupam.
A 3C atua na coordenação e elaboração de Planos Diretores para Empresas, Universidades, Clubes, Administrações e outras instituições realizando planos: de setores urbanos, centros históricos, parques de lazer, parques de feiras e exposições, áreas esportivas, reservas ambientais, áreas turísticas e de lazer, orlas fluviais e lacustres, campus universitário, distritos industriais, áreas de expansões urbanas, loteamentos, novos assentamentos.

017_PTI_DSC_0069

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Planejamento Estratégico é um conjunto de metodologias utilizadas na produção da cidade contemporânea a partir de novos paradigmas de gestão e de participação. As novas formas de construção do espaço incluem outros agentes além do poder público, e o domínio das ferramentas e instrumentos do Planejamento Estratégico é fundamental para que as administrações públicas possam garantir o protagonismo do interesse público nestes processos complexos envolvendo governos, investidores, população, movimentos organizados.
A 3C apóia as administrações públicas e empresas na montagem, concepção e realização de projetos e empreendimentos urbanos em zonas com grande impacto local ou regional: centros e bairros históricos, reconversão de áreas portuárias e orlas fluviais, parques urbanos e ambientais, áreas social e ambientalmente degradadas, implantação de grandes empreendimentos urbanos, equipamentos de transporte e mobilidade, e outros.

GAR_FPEIR.v3