© 2015 3C Arquitetura e Urbanismo. All rights reserved.

062_CAB

CONCURSO ÁGUA BRANCA

Concurso Público Nacional de Estudo Preliminar para o Plano de Urbanização do Subsetor A1 no Perímetro da Operação Urbana Consorciada Água Branca
São Paulo – SP
Plano de Urbanização –  2015
Área de abrangência do projeto: 155.376 m²

OBJETIVOS
Dentro do contexto do Concurso Público, promovido pelo IAB-SP, para o desenvolvimento de um Plano de Urbanização dentro da Operação Urbana Consorciada Água Branca, em São Paulo, nos confrontamos com a ideia de projetar uma porção de cidade às margens do Tietê, em uma região amplamente subocupada desde os anos 50. Nessa oportunidade de intervenção típica do Arco do Tietê, projetamos unidades habitacionais que proporcionassem diversidade de usuários, bem como as infraestruturas necessárias e a qualificação do ambiente urbano, o que incluiu necessariamente as questões da mobilidade, lazer e equipamentos públicos. Ainda, graças à parceria firmada com os consultores em mercado imobiliário da IXR, pudemos ir além e garantir que a parcela urbana projetada fizesse sentido e fosse viável economicamente, tanto para a promoção da sustentabilidade econômica local quanto para sua inserção na grande São Paulo.

PROPOSTA
São Paulo mais humana e mais moderna é o que almeja o seu novo Plano Diretor Estratégico, buscando uma cidade mais democrática e com mais qualidade de vida para seus cidadãos.

Entretanto, o que é ser “mais humana” e “mais moderna” no século XXI?

Para o Concurso Público para o Plano de Urbanização do Setor A1 na Operação Urbana Consorciada Água Branca, propusemos uma evolução destas premissas, definindo uma abordagem onde uma cidade “mais humana” é igual a uma cidade “mais urbana” e uma cidade “mais moderna” é igual a uma cidade “mais verde”, compreendendo que estes valores funcionam em conjunto e são indissociáveis. “Mais urbana” não significa apenas um ambiente antropizado; e “mais verde” não exprime tão somente praças e parques.

A proposta urbanística para o Setor A1 da OUCAB pretende comprovar este conceito, demonstrando a viabilidade das intenções do novo PDE, entendidas como premissas para toda e qualquer intervenção na cidade, que apresenta, genericamente, os mesmos problemas quanto às temáticas da mobilidade e acessibilidade, dos aspectos ambientais, dos aspectos econômicos e do espaço construído. Vislumbramos que estes ditos problemas podem ser vistos como oportunidades para a transformação da cidade.

Assim, são definidas quatro diretrizes projetuais que podem ser utilizadas para  a viabilização da proposta de Operações Urbanas Consorciadas na cidade de São Paulo, adotando-se o conceito de proejto exposto abaixo, cuja possibilidade de aplicação é demonstrada através da proposta para o Subsetor A1 no perímetro da Operação Urbana Consorciada da Água Branca – OUCAB.

Matriz conceitual de aplicação das diretrizes do Plano Diretor Estratégico em Planos de Urbanização.
Planta baixa e conceituação da proposta.
Conceituação das tipologias construtivas adotadas.
Vista aérea a partir da Marginal Tietê.
Sistemas construtivos com pré-moldados e tipologias habitacionais.
Vista aérea a partir da Barra Funda.
Plantas baixas das tipologias de 5-10 pavimentos, 10-18 pavimentos, e Unidade Básica de Saúde.
Planta baixa do Território CEU e Praça Cívica Central.

11 12 CAB_Prancha5.v6-05

CONEXÕES:
Site oficial do Concurso, promovido pelo IAB/SP
Cobertura dos resultados do Concurso, no site ArchDaily Brasil

EQUIPE DE PROJETO
Autores:
Arq. Urb. Leonardo Marques Hortencio (coordenador)
Arq. Urb. Tiago Holzmann da Silva
Arq. Urb. Alexandre Pereira Santos
Arq. Urb. Leonardo Damiani Poletti
Arq. Urb. Angélica Magrini Rigo
Arq. Urb. Guilherme Iablonovski
Arq. Urb. Pedro Xavier de Araújo

Colaboradores:
Acad. Arq. Urb. Pedro Terra de Oliveira
Acad. Arq. Urb. Paulo de Carvalho
IXR Advisory (consultoria em viabilidade financeira)
Arq. Urb. Eduardo Uchita
Arq. Urb. Leandro Jubilato
Estudio 30 51
Arq. Urb. Renata Beck
Arq. Urb. Jéssica Kichler
Acad. Arq. Urb. Renata Saffer
Acad. Arq. Urb. Sabrina da Costa Hennemann

VISUALIZAR PRANCHAS