Desenho Urbano

Rio Pardo no futuro da história

OBJETIVOS

O Plano busca resgatar qualidades do centro histórico de Rio Pardo, especialmente a qualidade da vivência urbana e a percepção do patrimônio histórico pelos seus cidadãos. Busca também qualificar as áreas públicas, de lazer e comércio da região central, com investimento na qualificação do espaço das vias, passeios e praças, além da criação do primeiro parque urbano do município.

PROPOSTA

O município de Rio Pardo foi um dos primeiros a serem fundados no estado do RS e desta época mantém o traçado original e expressivo número de edificações e símbolos representativos da sua história. A riqueza desta herança potencializa hoje a configuração como polo cultural e histórico, apesar do grave risco de descaracterização que sofre a região central, afetada pelo desequilíbrio no tráfego de veículos e publicidade.

Para reforçar suas qualidades existentes e corrigir excessos são necessárias intervenções na sua área central que valorizem seu patrimônio histórico, resgatem qualidades da sua paisagem e apoiem atividades culturais e comerciais. Para isso se apresenta a proposta de plano urbanístico integrador de intervenções de desenho urbano, regramento e promoção de atividades. O plano apresentado se estrutura em dois percursos temáticos: o do patrimônio, que conecta as edificações históricas listadas e tombadas na área central através da qualificação do espaço de passeio, das vias, do combate à poluição visual, da sinalização adequada e da promoção de atividades culturais. Já o percurso do comércio busca apoiar-se no ambiente qualificado para gerar maior acessibilidade e valorizar o comércio de rua que é tradição no município.

Como suporte, se propõem ações complementares, alterações nas leis do município e estratégias para viabilizar as iniciativas técnica, jurídica e economicamente.

Diagrama do conceito.
Planta de intervenção do conjunto.
CONTRATANTE
Prefeitura de Rio Pardo
LOCALIZAÇÃO
Rio Pardo – RS
ANO
2013
ÁREA
Área de intervenção: 119.646m²/ Área de influência 1.452.682.95m²/ População beneficiada: 26.041 habitantes
CATEGORIA
Mobilidade | Desenho Urbano | Patrimônio | Intervenção Integrada
056_RPA_04_estadio
056_RPA_05_pedro-alexandrino
056_RPA_01_destaque

EQUIPE DE PROJETO

EQUIPE DE PROJETO

Autores:
Arq. Tiago Holzmann da Silva
Arq. Alexandre Pereira Santos
Arq. Angélica Magrini Rigo

Colaboradores:
Acad. Arq. Paula Bellé
Arq. Lucas Valli (visualização)
Arq. Frederico Cheuiche@Skatespot (pista e equipamentos de skate)