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PLANO URBANO DA ÁREA CENTRAL

Projeto de Intervenção Integrada
Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa
Carlos Barbosa, RS
Projeto urbanístico e arquitetônico – 2013

OBJETIVOS
O projeto visa responder a demandas concretas do município, em uma expansão de funções públicas da área central na forma de espaços abertos e uma edificação. Configura-se edificação de apoio às atividades públicas, pista de skate, terminal para ônibus intermunicipais, local para Feira do Produtor, Memorial das Etnias, e alteração no acesso ao Centro através da ampliação do binário das ruas Júlio de Castilhos e Buarque de Macedo, reconfigurar retorno e faixas de estacionamento e qualificar a antiga faixa de domínio da RFFSA no trecho da área de intervenção.
O projeto visa ainda reconhecer as festas e atividades culturais realizadas no município, respeitar a configuração atual do Centro e os projetos do Parque da Estação (arq. Carlos M. Fayet e equipe), do Calçadão (da mesma equipe) e da Rua Coberta (arq. Efreu Quintana).

PROPOSTA
Busca-se a continuidade e conexão com centro, interpretando a estrutura do Parque da Estação para definir o layout do novo espaço urbano, com continuidade às áreas de lazer, implantação de pista de skate, praça com playground, área de contemplação e edifício público para abrigar funções de apoio e o memorial das etnias.
Além disso, a fim de reordenar o fluxo de veículos e permitir a implantação de um terminal de ônibus foram propostas alterações viárias: binário entre as vias Júlio de Castilhos e Buarque de Macedo, com acesso no ponto de melhor adequação à topografia, configuração de áreas de estacionamento para veículos individuais e ônibus ao longo das vias, implantação de ciclovia para ligar dois trechos existentes ao sul e norte da área.
O desenho das áreas é definido segundo uma linguagem contemporânea que valoriza a clareza e miscigenação entre o urbano e o natural, interpretando a topografia para valorizar as visuais possíveis da área, integrando elementos naturais com o equipamento e o mobiliário urbano. A edificação se encaixa na topografia buscando a materialidade regional da pedra e madeira, com elementos mais fortes a partir da Rua Buarque de Macedo e leveza acima do nível da Av. Júlio de Castilhos. O terminal é implantado buscando a diminuição do volume percebido, mas protegendo os usuários da chuva e do frio vento do sudeste.

Implantação do projeto
Implantação do projeto (esq-dir) pista skate, praça, espaço para feira do produtor, memorial das etnias e terminal de ônibus
Estrutura de conceito
Estrutura de conceito desenvolvida na atividade de imersão projetual
Linhas de destino dos ônibus para universitários
Linhas de destino dos ônibus para universitários: o fretamento é a principal forma de locomoção regional no período vespertino
Programa de atividades
Programa de atividades
Vista da área a partir da Av. Júlio de Castilhos
Vista da área a partir da Av. Júlio de Castilhos
Vista da área para o oeste
Vista da área para o oeste
Proposta para o terminal de ônibus
Proposta para o terminal de ônibus
Imagem da Praça das Etnias com Memorial
Imagem da Praça das Etnias com Memorial ao fundo e Feira do Produtor no nível superior
Implantação do setor da praça e edificações
Implantação do setor da praça e edificações

EQUIPE DE PROJETO

Autores
Arq. Tiago Holzmann da Silva
Arq. Alexandre Pereira Santos

Arq. Aline Beatriz Cervo
Arq. Jânerson Coelho
Arq. Gustavo Moraga
Mova Arquitetos Caminhantes

Colaboradores
Arq. Angélica Magrini Rigo
Acad. Arq. Paula Bellé
Arq. Frederico Cheuíche@Skatespot