© 2013 3C Arquitetura e Urbanismo. All rights reserved.

053_COL

PARQUE COLONIAL

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado
Prefeitura Municipal de Ijuí
Ijuí, RS
Plano – 2013
Área de intervenção: 651.565,00 m²
Área de influência indireta: Zona Urbana
População beneficiada diretamente: 3.153 famílias
População entorno: 6.334 famílias
População beneficiada indiretamente: 17.292 famílias (moradores da Zona Urbana)

OBJETIVOS
O projeto consiste em um conjunto de ações e projetos de urbanização para os bairros Tancredo Neves, Colonial, XV de Novembro e parte do bairro Glória. O objetivo é a construção de um espaço urbano estruturado, integrado à cidade e que amplie significativamente a qualidade de vida de forma sustentável, valorizando o meio ambiente, a inclusão social, a oferta de emprego e renda, as melhorias nas condições de moradia e desenvolvimento socioeconômico, cultura, saúde, educação e segurança.

PROPOSTA
Plano de urbanização que organiza ações promovidas pelo poder público, interesses privados e comunidade local distribuindo os benefícios da urbanização de forma democrática. Contempla melhorias nas condições físicas e sociais da cidade através de intervenções agrupadas em quatro dimensões principais:
URBANIZAÇÃO – Melhorias na infraestrutura urbana, recuperação de áreas degradadas, reurbanização de locais ocupados sem infraestrutura adequada.
INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO – Ampliação, pavimentação e construção de calçadas (passeios) nas vias da região e construção de vias novas dotando de acessibilidade e conectividade. Inclui também construção de redes de esgoto e drenagem.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL – Implantação de equipamentos locais para capacitação e geração de emprego e renda, além da melhoria dos equipamentos existentes para adequá-los a demanda da população atual e futura. Foco a longo prazo na emancipação econômica dos moradores e sua mobilidade social.
HABITAÇÃO SOCIAL – Construção de novas moradias para relocação de famílias em áreas de risco. Novas moradias para a ampliação da oferta de habitação na região.

VISUALIZAR CADERNO

EQUIPE DE PROJETO

AUTORES:
Arq. Tiago Holzmann da Silva
Arq. Alexandre Pereira Santos

COLABORADORES:
Arq. Leonardo Marques Hortencio
Arq. Aline Beatriz Cervo
Arq. Henrique Lorea Leite
Arq. Angélica Magrini Rigo
Econ. Maria Alice Lahorgue
Acad. Paula Bellé
Arq. Lucas Valli