© 2012 3C Arquitetura e Urbanismo. All rights reserved.

050_FAC

ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA FACOS/CNEC 

Estudo de Impacto de Vizinhança
Instituto de Educação Cenecista Marquês do Herval e Faculdade Cenecista de Osório (FACOS)
Osório, RS
Estudo – 2012
Área construída: 15.518,71m²
População diretamente afetada: 3.500 alunos e 300 colaboradores

OBJETIVOS
Estudo de Impacto de Vizinhança é um dos instrumentos previstos no “Estatuto da Cidade” – Lei Federal n. 10.257 – que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais da política urbana. Tal instrumento pode ser utilizado por governos municipais e comunidades locais com o princípio de “assegurar o direito a cidades sustentáveis para as atuais e futuras gerações”, buscando a minimização dos problemas urbanos agravados pelo crescente e acelerado processo de urbanização brasileiro.

ESTUDO
Este EIV foi solicitado pela Prefeitura Municipal de Osório ao Complexo Educacional CNEC, formado pelo Instituto de Educação Cenecista Marquês do Herval e pela Faculdade Cenecista de Osório – FACOS, com objetivo de avaliação dos impactos – positivos e negativos – da ampliação das instalações do Complexo Educacional na cidade de Osório, em relação aos seguintes aspectos: adensamento populacional, geração de tráfego e demanda por transporte público, geração de ruídos e paisagem urbana e patrimônio natural e cultural.

Desenvolvido em três etapas – levantamento de dados, análise e diagnóstico – esse estudo contempla o cenário atual, a legislação municipal vigente e os possíveis reflexos do cenário futuro na dinâmica urbana. Os resultados obtidos foram reunidos em uma Matriz que dimensiona os impactos identificados e facilita a compreensão das mudanças decorrentes da implantação do empreendimento no meio ambiente natural e construído, segundo uma visão global, abrangendo as inter-relações dos vários aspectos estudados, as consequências impactantes e as medidas para compensá-las ou mitigá-las.

vista geral de Osório

eixos visuais

eixos visuais

passeios

VISUALIZAR CADERNO:

[google-map-v3 width=”494″ height=”350″ zoom=”16″ maptype=”hybrid” mapalign=”center” directionhint=”false” language=”pt” poweredby=”false” maptypecontrol=”true” pancontrol=”true” zoomcontrol=”true” scalecontrol=”true” streetviewcontrol=”true” scrollwheelcontrol=”false” draggable=”true” tiltfourtyfive=”false” addmarkermashupbubble=”false” addmarkermashupbubble=”false” addmarkerlist=”Rua Vinte e Quatro de Maio, 141 – Osório – RS, 95520-000{}1-default.png{}FACOS” bubbleautopan=”true” showbike=”false” showtraffic=”false” showpanoramio=”false”]

EQUIPE DE PROJETO
Autores:
Arq. Leonardo Marques Hortencio
Arq. Aline Beatriz Cervo

Colaboradores:
Arq. Tiago Holzmann da Silva
Arq. Paula de Moraes Lopes
Acad. Arq. Thiago Hennemann