031_BOQ © 2010 3C Arquitetura e Urbanismo. All rights reserved.

031_BOQ

PLHIS BOQUEIRÃO DO LEÃO

Plano Local de Habitação de Interesse Social
Prefeitura Municipal de Boqueirão do Leão
Boqueirão do Leão, RS
Plano de setorial – 2011

PLANO DE HABITAÇÃO
Inserido em um novo marco institucional da política habitacional, o chamado PLHIS – Plano Local de Habitação de Interesse Social – é pensado como instrumento político-administrativo que implementa programas, metas e ações para superar a falta de moradias e promover a qualidade de vida, prioritariamente das famílias de baixa renda.

Ele deve ser entendido como um dos planos setoriais dos municípios, que complementam o Plano Diretor, em uma visão global de planejamento territorial que emerge da Constituição Brasileira de 1988. Neste conjunto, o PLHIS deve compor o quadro estratégico e normativo da política urbana na escala local.

No caso de Boqueirão de Leão, o PLHIS veio como instrumento de capacitação e fortalecimento das iniciativas públicas de gestão e produção de moradias. Num município pequeno, com dinâmicas econômicas dependentes da cadeia produtiva do fumo – em plena decadência – e com problemas de mobilidade de acesso a serviços de comunicação, a questão habitacional deve ser necessariamente integrada às demais políticas do governo municipal, tanto por economia de recursos técnicos e materiais – tão caros a pequena estrutura da prefeitura – quanto or imbricação das causas do déficit e da inadequação no desenvolvimento regional estagnado.

Em Boqueirão, para se resolver a moradia é necessário repensar as raízes da miséria de parte importante da população nas dinâmicas econômicas regionais.

Interior do município, linha Moisés.031_BOQMapa topográfico.031_BOQDistribuição da população no municípioMapa de agregados.Mapa de prioridade de pavimentação.Mapa de declividades.031_BOQOficina participativa 18/05/2011.031_BOQOficina participativa

3C ARQUITETURA E URBANISMO
EQUIPE:
Arq. Tiago Holzmann da Silva
Arq. Alexandre Pereira Santos
Arq. Julio Celso Vargas
Arq. Leonardo Marques Hortencio
COLABORADORES:
Arq. Leonardo Damiani Poletti
Soc. Eliete Cardoso Gomes
Econ. Leandro Valiati
Acad. Arq. Paula Motta

COORDENAÇÃO DO PLHIS
Eleno Ogliari – Secretário Municipal de Assistência Social, Habitação e Desporto