© 2010 3C Arquitetura e Urbanismo. All rights reserved.

026_SFP

PLHIS SÃO FRANCISCO DE PAULA

Plano Local de Habitação de Interesse Social
Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula
São Francisco de Paula, RS
Plano setorial – 2010

PLANO DE HABITAÇÃO
Inserido em um novo marco institucional da política habitacional, o chamado PLHIS – Plano Local de Habitação de Interesse Social – é pensado como instrumento político-administrativo que implementa programas, metas e ações para superar a falta de moradias e promover a qualidade de vida, prioritariamente das famílias de baixa renda.

Ele deve ser entendido como um dos planos setoriais dos municípios, que complementam o Plano Diretor, em uma visão global de planejamento territorial que emerge da Constituição Brasileira de 1988. Neste conjunto, o PLHIS deve compor o quadro estratégico e normativo da política urbana na escala local.

Em São Francisco de Paula, os desafios encontrados foram os de prover uma cidade com poucos recursos de meios para organizar sua produção habitacional em curso, de modo a orienta-la adequadamente e medir seus resultados. Urbanisticamente, foi necessário construir metodologia adequada para estimação e localização do déficit, pela carência de informações.

Através do relacionamento das vistorias no município – com mais de 350km rodados no interior do mesmo – com a participação direta e análise de dados espaciais conclui-se que o déficit se relaciona intimamente com o padrão de urbanização da cidade, ligado fortemente a história  de ocupação do território, moldada pelo terreno do limite entre os Campos de Cima da Serra e as encostas escarpadas em direção a planície litorânea.

Pode-se dizer que, em São Francisco, onde há densidade de ocupação e declividade acentuada, há pobreza e carência habitacional.

Foto da Rua da Laje.SFP_mapaBairros e assentamentos precários clasiificados de acordo com o déficit básico.Mapa de vazios urbanos.026_SFPDiagrama de diagnóstico  e mapa síntese.026_SFPAudiência de diagnóstico, 29/06/2010.Participação da comunidade.Tabela síntese do déficit de domicílios SFP_investimentosGráficos de investimentos.

 

EQUIPE

3C ARQUITETURA E URBANISMO

Arq. Tiago Holzmann da Silva
Arq. Julio Celso Vargas
Arq. Alexandre Pereira Santos
COLABORADORES:
Soc. Eliete Cardoso Gomes
Acad. Arq. Thaís Leitão
Acad. Arq. Paula Motta
Acad. Arq. Angélica Magrini Rigo

COORDENAÇÃO PELO MUNICÍPIO
Marco Fernando dos Reis – Secretário do Trabalho, Habitação e Assistência Social