020_BPF © 2009 3C Arquitetura e Urbanismo. All rights reserved.

020_BPF

BIBLIOTECA PAULO FREIRE

Fundação Parque Tecnológico Itaipu
Foz do Iguaçu, PR
Projeto – 2009
Execução – 2013
Prêmio AsBEA – Categoria Obras/Edifícios Institucionais

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”.
Paulo Freire

Objetivos:

A construção da nova biblioteca do Parque Tecnológico Itaipu sobre/entre/ao lado/em volta das ruínas do chamado Bloco 1 dos alojamentos da época de construção de Itaipu tem o objetivo de registrar a história da hidrelétrica. Pretende ainda preservar física e metaforicamente a situação na qual o PTI iniciou a sua ocupação na área, explicitando a espetacular revitalização que os antigos barracões dos barrageiros sofreram após a criação do Parque.

Prevista no Plano Diretor do PTI, a construção de uma nova edificação para a biblioteca deverá trazer significativa ampliação da área de acervo, pesquisa e consulta. Apoiará de forma fundamental para as atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas no Parque, além de abrigar as atividades administrativas e serviços da Biblioteca.

A Biblioteca Paulo Freire busca ser uma atividade âncora do setor em que está localizada. Sua posição reforça a centralidade do espaço entre os blocos de alojamento já revitalizados e o Edifício do Saber, configurando a Esplanada dos Estudantes em um espaço aberto simbólico de função articuladora que estende as atividades da Biblioteca no PTI e faz reverberar o conhecimento que contem.

Proposta:

A proposta prevê que a identidade específica da Biblioteca se dê por suas atividades, sua configuração, sua posição geográfica e espacial e principalmente pela sua capacidade de reunir e disseminar toda a diversidade existente no PTI.

A edificação é dividida em área de acervo e locais de apoio que contam com área administrativa, sanitários, salas de leitura, auditório e café. Porém, analisando-a como um todo, a biblioteca configura-se como um espaço permeável sem limites rígidos onde a sua extensão ultrapassa o seu espaço físico. A previsão de utilização da cobertura como percurso e caminho para as pessoas e a dispersão das atividades da biblioteca em várias áreas do PTI garante que a extensão da biblioteca seja superior à sua área física. É explorada ainda a possibilidade de utilizá-la como um local de acesso a outras bibliotecas e bancos de dados, permitindo que a dimensão da biblioteca seja infinita enquanto esta permita o acesso universal a todos os usuários. Neste sentido, a biblioteca poderá crescer indefinidamente em conteúdo sem necessitar crescer fisicamente.

A proposta busca ainda oferecer a maior flexibilidade possível para as atividades da biblioteca e para a organização do seu acervo, áreas de consulta e pesquisa. A adoção de um partido com planta livre na área de acervo permite a organização do espaço interno de maneiras diversas atendendo a demandas especiais, alterações de uso, aumento ou redução de áreas, etc.

Tal flexibilidade resulta em uma possibilidade ampla de adaptação dos espaços e mesmo na transformação e conversão destes para outras atividades ou para adaptar-se a novas demandas, uma vez que estarão livres de estruturas permanentes que engessem o espaço e determinem rigorosamente os ambientes. Os usuários poderão apropriar-se da biblioteca como um grande ponto de encontro, de pessoas, de conhecimento, de informação, configurando-se em um ambiente que pode ser experimentado de múltiplas maneiras: diversos pontos de acesso, percursos visuais e virtuais, sem corredores exclusivos e espaços estanques.

020_BPF_01_foto01
Vista geral da fachada norte, durante conclusão da obra, abril de 2014.
Vista geral do projeto, fachada norte.

 

Croquis do lançamento de partido.
020_BPF_01_foto02
Pátio sul da Biblioteca.
Vista geral, fachada sul.
Ruínas antes da intervenção.
020_BPF_01_foto15
Jardim externo. Relação: preexistência e novo.
020_BPF_01_foto10
Jardim interno ao sul da área de acervo.
020_BPF_01_foto05
Acesso principal.
020_BPF_01_foto11
Ruínas: salas de estudos.
020_BPF_01_foto03
Vista da recepção.
020_BPF_01_foto07
Acervo.
Acervo da Biblioteca.
Perspectiva interna das áreas de acervo e estudo
Fotografia do espaço de leitura construído e sendo ocupado
Fotografia do espaço de leitura construído e sendo ocupado
020_BPF_01_foto04
Vista da cobertura.
020_BPF_01_foto14
Vista da cobertura.
BPF_planta3
Planta baixa.
Cortes.

Detalhes.

Foto da obra em andamento.
Obra em andamento.
Obra em andamento. Intervenção nas ruínas.

Video dos projetos do FOCEM.

Prêmio AsBEA 2014 – Categoria Obras Institucionais
Publicação do prêmio no portal ArcoWeb
Visualizar a publicação na revista Téchne

Visualizar a publicação na revista Projeto Design

EQUIPE DE PROJETO

Autores:
Leonardo Damiani Poletti
Tiago Holzmann da Silva
Pedro Augusto Alves de Inda

Colaboradores:
Arq. Fernanda Zucoloto
Arq. Cristiano Moura Loureiro
Arq. Hilton Fagundes – consultoria madeiras e sustentabilidade
Arq. Giovani Santetti – 3D
Acad. Arq. Camila Vitalli
Imersão: Arq. Alice Rauber, Acad. Bibliot. Silvia Maria Puentes Bentacourt, Acad. Arq. Letícia Fiebig, Acad. Arq. Roberta Alencastro, Acad. Arq. Sabrina Machry, Acad. Arq. Bruna Caldas
Projetos de luminotécnica, estrutura de concreto, fundações, elétrica, hidráulica e ar condicionado: Projet Serviços de Engenharia Ltda.
Projeto de estrutura de madeira: eng. Ms. Everaldo Pletz
Fotografias: Saga Fotografia

FORNECEDORES:
Fundações, impermeabilização, cobertura e telhas, pavimentação externa, vidros das esquadrias, instalações hidráulicas e sistema de prevenção incêndio: Tarobá Construções Ltda.
Estrutura de madeira laminada colada, brises de madeira, piso laminado, deck de madeira, pergolado de madeira, forro de madeira e guarda corpo cobertura: Pisossul Construção, Indústria e Comércio de Madeira Ltda.
Estrutura de concreto pré-moldado: Neubern Pré-Moldados
Estrutura da Cobertura, Toldo e Serralheria: Metalbox Metalúrgica e Funilaria
Esquadrias e corrimão escada principal: Marcenaria Três Bandeiras
Platibanda em fibrocimento, calhas e descidas pluviais: Gasparin Metal Center
Piso granitina: CAM Pisos
Forro de gesso: Gesso Montreal
Forro acrílico: Exportec
Luminárias: Enerluz
Vidros das coberturas: Rio-Sul Indústria e Comércio de Alumínios e Vidros Ltda
Ventilação/ar condicionado: Silenciar Ar-condicionado
Instalações elétricas: Eletrospar Eletricidade Ltda.
Instalações redes de lógica: Compustar Tecnologia em Redes
Equipamentos de segurança: Equipo

EXECUÇÃO:
Tarobá Construçõe Ltda.