© 2002 3C Arquitetura e Urbanismo. All rights reserved.

009_RDS

REQUALIFICAÇÃO URBANÍSTICA DA ÁREA CENTRAL DE RIO DO SUL

Concurso Público Nacional para Projeto Urbanístico
Prefeitura Municipal de Rio do Sul
Rio do Sul, SC
Proposta – 2002 – Vencedora do Primeiro Prêmio
Projeto Executivo – 2003
Custo estimado: R$ 1.495.254,04

OBJETIVOS
Projeto Executivo de urbanismo e paisagismo para a Praça Emembergo Pellizzetti, na Área Central de Rio do Sul – SC.

PROPOSTA
A Prefeitura Municipal de Rio do Sul, SC, promoveu concurso público com o objetivo de elaboração de Estudo Preliminar de urbanismo e arquitetura para a Requalificação da Área Central de Rio do Sul, com uma extensão de aproximadamente 14 hectares. A 3C foi vencedora do Concurso recebendo o primeiro prêmio e logo sendo contratada para desenvolver o Projeto Executivo para um setor da área central, a Praça Emembergo Pellizzetti.
A proposta vencedora do Concurso teve por objetivo a humanização da cidade através da ampliação do conceito de espaço público como espaço para o convívio da população. A partir da valorização de símbolos, história, economia, cultura e ambiente da cidade de Rio do Sul é possível a definição de um conceito geral e estruturador buscando a integração, conexão e unidade.
A origem da cidade no encontro dos rios e suas pontes são os elos de ligação e são também o mote principal da proposta – “Construindo Pontes para a Qualidade de Vida”. O projeto se configura a partir de intervenções em locais de interesse social, comercial, histórico, cultural e paisagístico, interligando ações pontuais através da requalificação dos fluxos e da circulação.
O projeto pretende equacionar de forma equilibrada a prioridade ao pedestre com as diversas necessidades do desenvolvimento urbano através de projetos especiais conectados por percursos ambientalmente qualificados, ampliados espacialmente pela reordenação do trânsito proposta que garantiu, paradoxalmente, mais espaço para os veículos e mais espaço para os pedestres, a partir da implantação de um binário nas duas avenidas centrais. A ideia de conexão vai além dos limites da área central para alcançar também objetivos como a preservação do patrimônio histórico e incentivo ao turismo. A primeira etapa do projeto é aplicada na área central com possibilidade de irradiação para o entorno imediato e outras áreas de interesse cultural e ambiental da cidade.

Localização.Paço municipal.Calçadão Osny Ramos.Praça Nereu Ramos.

LINKS RELACIONADOS:

Portal Vitruvius – Concurso para requalificação urbanística da área central de Rio do Sul

VISUALIZAR PRANCHAS:

EQUIPE
Autores:
Arq. Tiago Holzmann da Silva
Arq. Cátia Ceccarelli
Arq. Danielle Caron
Arq. Jonas Kreck
Arq. Letícia Castilhos Coelho
Arq. Letícia Teixeira Rodrigues
Arq. Marcelo Mascarello
Arq. Pedro Augusto Inda
Arq. Rafael Simões Mano
Arq. Simone Pretto Ruschel

Colaboradores:
Arq. Marcos Keske
Arq. Francisco Soriano Cristino
Acad. Arq. Carolina Furlanetto Mendes
Acad. Arq. Sônia Yoko Ogawa
Acad. Arq. Vinícius de Medeiros Santos
Hamilton Krug – Desenhista Industrial
Mauricio Souza – Biólogo